BR - Lanzamiento de libro sobre la amnistía penal

Brazil , Impunidad , Publicaciones
| | TrackBacks (0)
Gostaríamos de comunicar o lançamento do livro “ANISTIA PENAL: Problemas de Validade da Lei de Anistia Brasileira (Lei 6.683/79)”.

Acreditamos se tratar de uma obra de interesse da instituição e de grande valia para o debate acadêmico e social da questão. A obra encontra-se disponível no site da editora Juruá (www.jurua.com.br) Pedimos, assim, vossa colaboração para sua divulgação.
A concessão da anistia pela Lei 6.683 de 28.08.1979 para os agentes estatais que realizaram a repressão política do regime militar é bastante contestada pelas vítimas da repressão, pela população em geral e por diversos autores. A obra pretende, assim, tratar sobre os problemas de validade da Lei de Anistia brasileira, indagando se essa lei, mesmo considerada injusta, pertence ao ordenamento jurídico ou não. Ou seja, se ela é juridicamente válida ou inválida.

           Após analisar a criminalidade estatal objeto da anistia, a problemática da justiça de transição a que ela se insere e o entendimento do que seja a anistia nos seus mais diversos aspectos, procurou-se compreender como se torna válida a anistia aos crimes cometidos durante a ditadura, os quais aos olhos da maioria são tidos como “imperdoáveis”.

           Mais do que isso, o objetivo do livro é desconstruir o tema da anistia brasileira a partir de um debate sereno, academicamente informado, utilizando recente bibliografia nacional e internacional. Apesar de se saber que ninguém é totalmente isento, buscou-se a todo tempo desenvolver uma pesquisa livre de pré-conceitos e de julgamentos sumários, prezando pela imparcialidade.

 Lauro Joppert Swensson Junior

           Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia do Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Doutorando em Direito pela Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main (Alemanha), bolsista da Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD).

Categories

, ,

0 TrackBacks

Listed below are links to blogs that reference this entry: BR - Lanzamiento de libro sobre la amnistía penal.

TrackBack URL for this entry: http://desaparecidos.org/cgi-bin/mt-tb.cgi/58

About this Entry

This page contains a single entry by Marga Lacabe published on 23 de Septiembre 2007 8:54 PM.

Arg - Represores desenchufados was the previous entry in this blog.

Homenaje a los detenidos-desaparecidos de El Vesubio y Proto-Banco is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.